Seguidores

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Visita ao Museu de Geobiodiversidade na UFRJ

Como forma de enriquecer o conhecimentos dos conteúdos estudados em ciências e história, os professores do Colégio levaram os alunos do Ensino Fundamental ao Museu de Geociências onde se encontra em exposição a história da formação do planeta Terra, dos seres vivos e a evolução.
A exposição mostra o passo a passo desta história que desafia a ciência na tentativa de explicar  os segredos da existência e da evolução. Acompanhe através das fotos:
Logo na entrada do museu, Monteiro Lobato, em um quadro, traz uma mensagem, sobre a importância de se conhecer as Ciências da Terra: Geologia, Metereologia e Geografia.


Uma maquete do planeta Terra logo após sua formação encantou os alunos. Dá para ver o planeta sem vida, sem solo, sem água. Apenas uma esfera de rocha sólida e muito quente.

Uma exposição de diversos tipos de rocha de formação vulcânica nos mostra a riqueza mineral de nosso planeta. É incrível poder "tocar na história".










Em uma simulação criativa e bem feita, podemos observar os diversos estágios da água no decorrer dos bilhões de anos, até o surgimento da vida. Como sua composição química e temperatura foram se alterando e as cores que ela ia adquirindo.

Uma coleção de fósseis de diversos seres vivos comprova a evolução e nos transporta a uma época onde o ser humano não pode testemunhar a presença de alguns animais. É incrível poder ficar ao lado do esqueleto de um dinossauro e imaginar a presença real deles entre nós.

 














Um espaço bem organizado mostra de forma rápida e contínua a história de bilhões de anos: Do surgimento do planeta aos dias atuais.



Parabéns ao aluno Victor Hugo, que de cara identificou os pilares da Igreja dos Jesuítas. Ao ser interrogado sobre o conhecimento, nos contou: A professora Cleonice nos ensinou isso nas aulas de história!
ESTUDAR É AUMENTAR NOSSA CULTURA.