Seguidores

sábado, 22 de novembro de 2008

A EDUCAÇÃO contra a DENGUE

A Dengue é uma grande preocupação para a nossa população. Em janeiro deste ano tivemos um número alarmante de casos de dengue em nosso distrito e agora, com o início das chuvas a situação pode ser pior, pois o número de casos tende a aumentar e ainda há o risco da dengue hemorrágica.
Mas parece que a população não está muito preocupada, mesmo com todo o trabalho de prevenção da equipe da Dengue no município e com o trabalho de conscientização da equipe da saúde ainda podemos observar lixo acumulado que pode servir de depósito de ovos para o mosquito Aedes aegypti.
Por esse motivo o Colégio E. Francisco Lourenço Alves resolveu se unir nesse trabalho de conscientização. O trabalho começou em sala de aula com o livreto "O Menino Maluquinho contra a Dengue, distribuído pelo governo às escolas. Iniciamos com a leitura do livreto e depois os alunos desenvolveram três atividades a partir do livreto: uma produção de texto, a criação de uma peça teatral e a confecção de cartazes alertando a comunidade contra a dengue. No dia 13 de novembro a equipe do posto de saúde juntamente com a equipe da dengue ministrou uma palestra na escola para toda a comunidade local. O próximo passo é a apresentação do teatro dos alunos e a distribuição dos cartazes na comunidade.




quarta-feira, 5 de novembro de 2008

EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE - Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - Mostra de Painéis

Através de mostra de painéis, apresentação e debate sobre o tema, os alunos do Ensino Médio participaram da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. O trabalho ficou explêndido e prorrogamos a exposição até o dia 19 de novembro. Venham visitar!

O 1º grupo composto por alunos do 3º ano, mostrou, através de desenhos, as etapas no processo de evolução dos seres vivos, da formação celular ao ser humano.


O 2º grupo, com alunos do 1º ano, apresentou a árvore genealógica humana, com fotos de crânios e explicou o processo de datação a partir do carbono 14, além de evidenciar a importância do tamanho do cérebro no processo de evolução.
Na seqüência, alunos do 2º ano mostraram o processo de evolução, segundo Carl Sagan, através do calendário cósmico que condensa os 15 bilhões de anos do Universo em apenas 1 ano.

Alunos do 1º ano, no quarto momento, trabalharam o clip "Evolução" do The Evolution, questionando a evolução na concepção humana.


O 5º grupo foi formado or alunos do 3º ano. Este grupo fez um lindo trabalho sobre a vida de Charles Darwin e a importância do seu trabalho para a compreensão so processo evolutivo.


O trabalho foi encerrado com alunos do 2º ano falando sobre a diversidade biológica no planeta e a importância de sua preservação para a sobrevivência humana.

Esse trabalho realmente surpreendeu e mais uma vez mostrou a capacidade de nossos alunos. Basta acreditar que eles realizam.